Nas cidades com grandes densidades demográficas a implantação de um sistema de transporte sobre trilhos é normalmente avaliada como uma solução de transporte de alta capacidade. Além de seus benefícios característicos, como regularidade, rapidez e confiabilidade, poderia o aumento dos sistemas de transporte sobre trilhos contribuir para a redução das emissões de GEE - gases do efeito estufa? Em que proporção?
O objetivo deste trabalho é analisar a importância do avanço urgente do transporte sobre trilhos sob a ótica ambiental, visando à redução das emissões de GEE pelo setor de transportes. É apresentado o caso do Metrô do Rio de Janeiro, que desenvolveu uma metodologia para quantificar a redução das emissões de GEE do setor de transportes da cidade do Rio de Janeiro em função da operação do seu sistema.
Esse estudo foi produzido pelos autores desse artigo, sendo publicado apenas o resultado consolidado no Relatório Anual de 2014 do grupo INVEPAR, que administra o Metrô do Rio de Janeiro (INVEPAR, 2015), conforme apresentado na figura 1.
Nesse artigo, são apresentados o referencial teórico de emissões evitadas pela operação no transporte sobre trilhos e os detalhes da metodologia de cálculo adotada para se chegar a esse resultado.
Carlos E. Sanches Andrade - COPPE/UFRJ
21ª Semana AEAMESP - 2015 from EFZY on Vimeo.
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