Anais da 21ª Semana de Tecnologia Metroferroviária

O evento contou com 11 painéis expositivos e de debates e 72 sessões técnicas, além das conferências inaugural e de encerramento.

Realizadas pela AEAMESP no período de 8 a 11 de setembro de 2015, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo, a 21ª Semana de Tecnologia Metroferroviária e a METROFERR EXPO 2015 atraíram quase dois mil participantes e visitantes provenientes de 72 cidades de 12 estados e atuantes em mais de duzentas empresas, e também convidados da Argentina, Chile, Áustria e Portugal – um grupo constituído de engenheiros, arquitetos, técnicos, executivos, agentes públicos, jornalistas, consultores e outros profissionais especializados.

Nesta edição os conteúdos dos painéis e sessões técnicas estão organizados em páginas individuais que contém documentação técnica, apresentação de slides, fotos e clipes disponibilizados pelos seus apresentadores. Clique nos links da relação abaixo para conferir todo o conteúdo da Semana de Tecnologia da AEAMESP

Painéis

  • Painel 1 - A importância da intermodalidade para a mobilidade
  •        Discutiu-se a necessidade de promover condições para a conformação de uma rede de transporte que crie uma sinergia entre os serviços de transporte público urbano de passageiros, integrando as redes metroferroviárias ao transporte de média e baixa capacidade e promovendo a racionalização e integração do transporte individual com o coletivo. Será discutido também, como considerar no planejamento das cidades o melhor uso dos vários modos de transporte coletivo urbano.

  • Painel 2 - O custo da imobilidade
  •        Foram discutidas as consequências da falta de mobilidade na economia e na qualidade de vida das pessoas, expondo os custos e os impactos causados pelos congestionamentos, acidentes de trânsito, poluição, etc. e os ganhos para a sociedade quando da implantação de linhas metroferroviárias.

  • Painel 3 - O avanço metroferroviário pelo Brasil
  •        Foram discutidos os avanços do setor metroferroviário no Brasil, com apresentações de empreendimentos em implantação, tais como o Metrô de Salvador, a Linha 4 do Metrô do Rio, o VLT Carioca e a Linha 6 do Metrô de São Paulo.

  • Painel 4 - Painel internacional da ALAMYS - O avanço metroferroviário na América Latina
  •        Teve como objetivo expor a situação atual das redes metroferroviárias de outras cidades da América Latina, como Santiago do Chile, Buenos Aires e Panamá e suas respectivas trajetórias de desenvolvimento.

  • Painel 5 - Mobilidade urbana, uso do solo e desenvolvimento
  •        Discutiu o plano de mobilidade da cidade, a maturação do plano diretor conectando o transporte e o uso do solo e os impactos do Novo Plano Diretor para a cidade de São Paulo tendo o transporte público como ator principal na reestruturação da cidade e a apresentação de um caso latino-americano de sucesso na interação entre uso do solo e transporte.

  • Painel 6 - O papel dos governos na melhoria da mobilidade
  •        Discutiu as ações dos governos para a concepção, implantação e operação de uma rede de transporte coletivo, que atenda as necessidades das cidades, integre o transporte individual e melhore a mobilidade urbana.

  • Painel 7 - A interação entre o transporte de cargas e passageiros como fator de dinamização do transporte ferroviário
  •        Discutiu os desafios impostos pelo tráfego mútuo e interoperabilidade e, ainda, a otimização do uso dos ativos ferroviários. Será apresentado também o novo trem de passageiros da VALE e um panorama sobre trens regionais.

  • Painel 8 - Transporte ferroviário de carga em áreas metropolitanas – o papel do ferroanel
  •        Discutiu-se o papel da carga geral nas ferrovias, o ferroanel como agente de integração no estado de São Paulo e a reestruturação das ferrovias brasileiras, com apresentação de casos em curso.

  • Painel 9 - Trilhando o conhecimento
  •        Foi debatido a capacitação técnica de quadros voltada para o planejamento, projeto, construção, operação e manutenção sistemas metroviários. Um dos pontos em foco foi a situação atual: a migração do conhecimento para empresas de consultoria e certificação; a dificuldade de assegurar a transferência da tecnologia fornecida pelas empresas internacionais, dada a legislação vigente.

  • Painel 10 - Desafios para implementação de novas linhas
  •        Discutiu as formas de agilizar a implantação dos sistemas metroferroviários através de uma parceria com órgãos públicos, como o Ministério Público e os responsáveis pelo licenciamento ambiental bem como ações para a solução habitacional quando da implantação de novas linhas em regiões periféricas.

  • Painel 11 - Avanço das redes necessidade urgente
  •        Foi proposto um compromisso em prol de ações para o crescimento e melhoria do transporte público, aumentando a sua conectividade e melhorando o desempenho das cidades e da vida de seus cidadãos. Essas ações serão articuladas a partir de propostas previamente encaminhadas pelas entidades interessadas no setor metroferroviário.

  • Palestra encerramento - Investimentos da STM nas Regiões Metropolitanas Paulistas
  •        Palestra e cerimônia de encerramento da 21ª Semana de Tecnologia Metroferroviária

Sessões Técnicas

1 - Políticas públicas, planejamento urbano, mobilidade sustentável, planejamento e concepção de sistemas de transporte

 

2 - Financiamento (funding) e gestão de empreendimentos de transporte

 

3 - Tecnologias de implantação, operação e manutenção de sistemas de transporte

 

Os catorze finalistas do 2º Prêmio Tecnologia e Desenvolvimento Metroferroviário são indicados por uma estrela () antes de seus títulos. Os três vencedores tem um trófeu () para serem identificados.

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